Pular para o conteúdo principal

A Educação numa perspectiva crítica: Entrevista com Diego dos Anjos




ENTREVISTA COM DIEGO DOS ANJOS
EDIÇÕES REDELP


Diego dos Anjos é historiador e sociólogo, com graduação em História pela PUC-GO, Mestrado em Ciências Sociais pela UNESP/Marília e Doutorado em Ciências Sociais/UnB. Diego dos Anjos desenvolveu pesquisas sobre zapatismo, organizações mobilizadoras de movimentos sociais no México e Brasil, entre outros temas. Além disso, Diego dos Anjos é autor de várias obras. É coautor, com Gabriel Teles, do livro Sociologia e Teoria do Movimento Estudantil (Rio de Janeiro: Rizoma, 2019), organizador das obras Educação, Violência e Contradições; Movimento Estudantil: Conflitos, Organizações e Mobilização; América Latina em Movimento, entre outras obras. Diego dos Anjos acaba de lançar mais uma obra organizada por ele, intitulada A Educação em Foco: Políticas públicas, formação, disciplina e alienação. A Edições Redelp fez uma entrevista com Diego dos Anjos a respeito desse livro, de sua temática e questões relacionadas.

Edições Redelp: Qual é a intenção ou objetivo do senhor ao lançar essa obra na atualidade?

Diego dos Anjos: Nosso objetivo maior com esta coletânea é divulgar algumas pesquisas acadêmicas sobre a educação escolar e universitária na atualidade. O convite para os autores foi feito considerando o aspecto crítico de seus trabalhos. A crítica do sistema de ensino capitalista pode ocorrer em vários sentidos, na mesma proporção da diversidade de fenômenos que o acompanham. Políticas públicas de educação, formação de professores, formação dos alunos, alienação, e o mais aparente de todos os fenômenos relacionados à educação, o conhecimento, são abordados criticamente nas pesquisas realizadas. Objetivamos dar um passo a mais na crítica da educação capitalista, e como obra coletiva esta coletânea busca contribuir a partir das visões apresentadas por cada um dos autores.

Edições Redelp: O tema da educação, em algumas de suas diversas características, é abordado no livro, segundo sua apresentação, numa perspectiva crítica. A educação já não vem sendo alvo de críticas o suficiente?

Diego dos Anjos: Como dissemos anteriormente, a crítica a diferentes aspectos da educação é o ponto comum nos textos desta coletânea. Portanto, além desses textos, temos uma tradicional bibliografia de crítica da educação, não feita somente por pedagogos, mas por sociólogos, historiadores, filósofos e até mesmo de professores das áreas exatas e biológicas. Portanto, em termos quantitativos a educação capitalista é muito criticada.  Mas  por outro lado, é extensíssima a bibliografia defensora educação capitalista, assim, proliferam as ideologias educacionais que defendem o capitalismo, desde a pedagogia liberal, a pedagogia tecnicista, revisão neoliberal da pedagogia, e até a pseudocrítica  realizada pelos pedagogos culturalistas influenciados pela a dominância das ideias pós-estruturalistas, (também chamadas de “pós-modernas”) na atualidade. Respondendo com ênfase, a crítica da educação caminha a passos largos, mas ainda não foi suficiente para a superar a escola capitalista, porque somente com o processo de contestação revolucionária da sociedade capitalista, haverá condições para uma crítica revolucionária e propositiva da educação a que somos submetidos. Portanto, nesta coletânea também percebemos os limites da crítica da educação capitalista, mas mesmo assim as críticas limitadas refletem a necessidade de criticar ainda mais a educação capitalista.           

Qualquer mudança na escola necessariamente vai passar pela revisão das políticas públicas da educação.

Edições Redelp: Ainda sobre o tema, em que a obra contribui para pensar a educação num contexto desfavorável, tendo em vista as políticas educacionais do atual governo?

Diego dos Anjos: Pensamos que o sistema de ensino como ele existe é fruto das políticas educacionais, especialmente a configuração que assumem no momento atual. Portanto, dentro da sociedade que vivemos, qualquer mudança na escola necessariamente vai passar pela revisão das políticas públicas da educação. No trabalho do Gabriel Teles, fica pontuado o avanço da privatização do ensino, assim como Fernanda Adams critica a formação atual dos professores, assim, vemos que somente a revisão da finalidade do sistema de ensino irá trazer avanços; Thelma Bergamo aponta para a disciplina, e Diego dos Anjos indica a dinâmica alienadora da educação, o que aponta para o formato atual da organização escolar; já Talita Bordignon relaciona o ensino técnico e a consolidação da sociedade capitalista no Brasil, ao passo em que Nildo Viana coloca a questão da dificuldade de apreensão do saber complexo (científico, filosófico). Portanto, todos os temas aqui tratados, apontam a necessidade da reformulação das políticas educacionais, questão necessária mesmo para a manutenção do ensino na sociedade capitalista.

Edições Redelp: A educação é vista muitas vezes como a redentora da sociedade. Como o senhor se coloca diante do “messianismo pedagógico”?

A educação escolar não transforma a sociedade no sentido revolucionário, ela faz parte das instituições de reprodução e conservação da nossa sociedade.

Diego dos Anjos: A educação escolar não transforma a sociedade no sentido revolucionário, ela faz parte das instituições de reprodução e conservação da nossa sociedade. E a persistência do "messianismo pedagógico" é prova de que a educação ainda não foi criticada o suficiente para romper com todas as ilusões que foram criadas sobre a escola. Nesse sentido, são as ideologias educacionais, no sentido de falsa consciência, que conseguiram se impor sobre o pensamento crítico em relação à educação.

Não existe essa história de que a educação é a salvação do indivíduo, ela é sim, mais trabalho, mais dedicação, mais tempo de vida consumido.

Edições Redelp: A educação é sempre tida como emancipadora, como algo benéfico. Isso, no entanto, não é consenso. Qual seria o significado da educação para a sociedade e para o indivíduo?

Diego dos Anjos: Vamos começar a resposta pensando o indivíduo. São vários os casos, e que são excessivamente divulgados pela imprensa, de pessoas que ascenderam socialmente através da educação. Muitas pessoas deixaram a pobreza e conseguiram uma posição melhor na divisão do trabalho devido à educação. Eu venho de família de trabalhadores, e ao me tornar professor, adquiri condições de vida um pouco melhores que meus familiares que vieram antes de mim. Só que no meu bairro, sou a exceção. O esforço para ascender via educação é monumental para o indivíduo, é uma quantidade de trabalho muito exaustiva. E claro que vários outros indivíduos que ascenderam socialmente contaram com o apoio de um filantropo, um apoiador. Então, não existe essa história de que a educação é a salvação do indivíduo, ela é sim, mais trabalho, mais dedicação, mais tempo de vida consumido. Se não vivêssemos numa sociedade de classes, a educação seria para o indivíduo receber as produções da sociedade e se expressar através delas. Mas atualmente, a escola é somente um longo labirinto onde no final está a promessa de uma vida melhor, mas geralmente não funciona assim.

Em termos de desenvolvimento capitalista, quanto maior a instrumentalização do conhecimento, da ciência, da técnica, de força de trabalho especializada, maior será o desenvolvimento desse país.

Agora pensando a sociedade, vemos vários países que mudaram de situação, se desenvolvendo através de largo investimento na educação. Japão, Coreia do Sul, Alemanha, e os pioneiros do capitalismo, como EUA e Inglaterra, têm investimento bilionário na educação. Em termos de desenvolvimento capitalista, quanto maior a instrumentalização do conhecimento, da ciência, da técnica, de força de trabalho especializada, maior será o desenvolvimento desse país. Entretanto, por uma série de barreiras internacionais (sendo a questão imperialista a mais forte) a maioria dos países do mundo não poderão trilhar esse caminho.
Dessa forma, a educação capitalista é uma promessa de evolução dentro do capitalismo, mas de forma alguma uma promessa de evolução para a humanidade.


Edições Redelp: Uma das questões fundamentais da sociedade moderna, desde quando tematizada por Karl Marx nos Manuscritos de Paris, é a questão da alienação. Muitos afirmam que a educação é o antídoto para a alienação. Claro que, por detrás disso, há uma conceituação não-marxista (embora se afirme como tal) de alienação. Tendo em vista essa confusão, gostaríamos de saber se o senhor considera que existe alguma relação entre educação e alienação e, se sim, qual seria ela?

A educação alienada é a educação em que o jovem não tem controle algum sobre a atividade que ele executa, é uma atividade de tormenta, porque não satisfaz as necessidades legítimas do ser humano de conhecer.

Diego dos Anjos: Com certeza há um vínculo forte entre educação escolar e alienação. Mas é preciso ter a clareza do que é alienação no sentido marxista. Para Marx, alienação é o controle que a classe não-produtora exerce sobre a atividade laboral da classe produtora e sobre o produto do seu trabalho. É a dominação que existe no trabalho entre o produtor, a atividade e o seu produto. O produtor perde o controle sobre o que produz, sobre sua atividade, sobre o produto da sua atividade. Essa relação de dominação se expande para o conjunto das relações sociais capitalistas. A educação alienada é a educação em que o jovem não tem controle algum sobre a atividade que ele executa, é uma atividade de tormenta, porque não satisfaz as necessidades legítimas do ser humano de conhecer, o estudo se separa do estudante e faz dele um ser passivo, distinto da atividade que executa, ao mesmo tempo em que a ela se identifica, posto que o jovem na escola passa a ser definido pela condição de estudante. Desta forma, o estudo é alienado, porque é controlado por outro (o professor, a escola, a política pública, etc.), e tem como objetivo formar o trabalhador alienado.

Edições Redelp: A educação não é estática, ela muda com as mudanças sociais e culturais. Isso afeta a relação professor-aluno. Como poderíamos contextualizar a educação na contemporaneidade?

Diego dos Anjos: A meu ver, as duas maiores influências da educação na atualidade são as ideologias neoliberal e pós-estruturalista (também chamada de pós-modernismo). Essas duas ideologias, que podemos dizer que são irmãs, disputam a hegemonia dentro da escola. A neoliberal propondo uma educação totalmente vinculada ao mercado, a pós-estruturalista propondo uma educação voltada para o indivíduo, para a cultura, para questões raciais, sexuais, e também deixando o indivíduo “livre” para atuar no “livre” mercado. A mercantilização e o individualismo são dois processos que se impõe à educação escolar contemporânea. Por outro lado, surgem movimentos de luta social dos estudantes e dos professores, mas ocorrem sob as condições desfavoráveis para a radicalização da luta, o que vem gerando a necessidade de maior dedicação à luta desses dois grupos, pois quando deixados às lutas espontâneas, estão sucumbindo rapidamente.

Edições Redelp: O discurso hegemônico, contemporaneamente, é em torno do indivíduo ou “sujeito” livre. Ao mesmo tempo, o discurso neoliberal, também hegemônico e associado ao anterior, aponta para a crítica da intervenção estatal, a intromissão dos governos na vida individual, bem como contra a burocracia, o controle, e a favor da liberdade, das iniciativas individuais, entre outras. Por outro lado, se observa um processo de controle burocrático cada vez mais intenso nas instituições educacionais e a nível nacional, basta ver o sistema de avaliação de produção docente, programas de pós-graduação, da atividade laboral docente, muitas vezes usando as novas tecnologias e internet, entre outros mecanismos. O senhor considera que existe tal contradição? Como avalia essa contradição de um discurso subjetivista e neoliberal e uma realidade burocrática-institucional e controladora?

O discurso do sujeito livre e da diminuição da intervenção estatal é ilusório, não tem fundamento na realidade.

Diego dos Anjos: Nossa coletânea não abordou essa contradição de forma específica, mas com base no conjunto dos textos podemos concluir que nos mínimos detalhes o estado interfere na educação. Desta forma, o discurso do sujeito livre e da diminuição da intervenção estatal é ilusório, não tem fundamento na realidade. O sistema de ensino é uma instituição burocrática, que no seu funcionamento desmonta as interpretações neoliberais e pós-modernas, ainda que estas sejam hegemônicas no seu interior, por isso, podemos afirmar que a contradição entre discurso e realidade predomina, e as críticas pontuais ao ensino capitalista devem ser realizadas e compreendidas na totalidade, indo do foco na educação à compreensão do conjunto da sociedade.

Edições Redelp: O trabalho docente hoje é exercido numa situação de precarização, em muitos casos, bem como maior controle e menos recursos. E o objetivo da educação, tal como alguns afirmam, seria o ensino. Nesse contexto, quais seriam as consequências disso para o ensino? Qual impacto sobre os estudantes? E isso, sem dúvida, tem diversas facetas, como a questão da qualidade do ensino, de suas especificidades, entre outras, algumas tratadas no livro.

Diego dos Anjos: Podemos afirmar que a escola está cindida entre as classes sociais que existem. Para as classes superiores há uma educação de qualidade de acordo com as melhores invenções do capitalismo (infraestrutura, EAD, formação docente, etc.). As classes inferiores não vão ter acesso a essa qualidade de ensino, a não ser com muita luta, o que tende a alterar o próprio quadro da educação, na medida em que é na luta aberta entre as classes que os interesses e a consciência avançam. Assim, uma luta pela educação de qualidade para a classe trabalhadora no geral, para as classes inferiores e para os setores oprimidos e subordinados de alguns grupos sociais (negros, mulheres, indígenas, imigrantes, etc.) tende a trazer novos elementos que não existem atualmente, e por isso só existirá qualidade de ensino com a intensificação e radicalização das lutas sociais, o que dependendo do nível pode alterar a própria existência da educação escolar. Os professores estão na linha de frente desse conflito, mas por estarem presos às limitações da divisão do trabalho, precisam de apoio dos estudantes, e sobretudo, da classe trabalhadora, para poderem interferir no quadro atual. Caso contrário, tal como Maurício Tragtenberg diz, cada professor serve a uma classe social diferente de acordo com o bairro onde sua escola está localizada, e servindo precariamente à classe trabalhadora, estes não podem mais que se sentirem insatisfeitos com seu trabalho.

Existe um discurso conservador que deslegitima as ciências humanas e todo tipo de reflexão sobre a sociedade. O que é um tremendo equívoco.

Edições Redelp: O senhor gostaria de acrescentar alguma coisa?

Diego dos Anjos: A pesquisa acadêmica sobre a educação é muito importante na sociedade que vivemos. Existe um discurso conservador que deslegitima as ciências humanas e todo tipo de reflexão sobre a sociedade. O que é um tremendo equívoco. Quer seja na visão da conservação da sociedade capitalista, quer seja na perspectiva da transformação revolucionária da sociedade, a educação e a reflexão social são fundamentais, prova disso é o quadro de burocratas que atuam nas políticas estatais e que são todos com formação nas ciências humanas e sociais, e que buscam monopolizar o conhecimento sobre a sociedade. O que acreditamos é que qualquer que seja o lado que você escolha, a reflexão sobre a sociedade é uma importante força que atua na própria sociedade e o estudo sobre a educação está na trincheira dos conflitos sociais que existem na atualidade.

Sobre o livro:

Organizador: Diego dos Anjos.
Autores: Diego dos Anjos, Fernanda Adams, Gabriel Teles, Nildo Viana, Talita Bordignon, Thelma Bergamo.
Título: Educação em Foco - Políticas públicas, formação, disciplina e alienação.
Editora: Edições Redelp.
Ano da Publicação: 2020.
ISBN: 978-65-86705-04-1

SINOPSE:


O objetivo deste livro é apresentar à comunidade de pesquisadores sobre a educação escolar algumas questões que geram obstáculos à atuação do professor. Os capítulos deste livro são resultados de pesquisas acadêmicas, quer seja em programas de pós-graduação, quer seja como resultado do trabalho docente. A perspectiva crítica adotada pelos autores buscou superar a idealização do trabalho docente, compreendendo-o e inserindo-o no contexto social e histórico contemporâneo, a começar pela institucionalidade e pelas relações de produção capitalista que definem a dinâmica do trabalho docente. Os temas abordados são a política educacional da era neoliberal, a formação docente, o poder disciplinar da escola e a alienação do trabalho docente.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FEMINISMO E IDEOLOGIA - ENTREVISTA COM JACIARA VEIGA

FEMINISMO E IDEOLOGIA ENTREVISTA COM JACIARA VEIGA EDIÇÕES REDELP     Jaciara Veiga é socióloga e pesquisadora do movimento feminino e feminismo. É graduada em Ciências Sociais e mestre em sociologia pela Universidade Federal de Goiás; Doutoranda em Sociologia pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Jaciara Veiga é autora do livro O Significado do Feminismo – Movimento Feminino e Ideologia (Goiânia: Edições Redelp, 2022). Ela nos concedeu uma entrevista sobre esta obra e questões correlatas visando trazer esclarecimentos a respeito da questão do movimento feminino e do feminismo, esclarecendo o significado do feminismo no desenvolvimento da luta das mulheres por sua libertação.   Edições Redelp: Qual foi o seu objetivo ao lançar essa obra na atualidade?   Jaciara Veiga: Eu já me interessava por questões relacionadas às mulheres e suas lutas, desde a graduação. Sempre que possível abordava a temática acerca das mulheres em minhas pesquisas. O curioso era perceber

ETNIA E MOVIMENTOS SOCIAIS EM MOÇAMBIQUE - ENTREVISTA COM ÓSCAR NAMUHOLOPA

  ETNIA E MOVIMENTOS SOCIAIS EM MOÇAMBIQUE ENTREVISTA COM ÓSCAR NAMUHOLOPA EDIÇÕES REDELP   Óscar Namuholopa é sociólogo e pesquisador dos movimentos sociais. É graduado em Ensino de História pela Universidade Pedagógica de Moçambique; Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Ele também é autor do livro As Relações Étnicas em Moçambique e a Formação do Mociza (Goiânia: Edições Redelp, 2022), obra que é tema da entrevista abaixo. Namuholopa explica vários aspectos relacionados com sua obra, enriquecendo as informações a seu respeito e contextualizando a questão do Mociza e das Relações Étnicas em Moçambique.   Edições Redelp: Qual foi a sua intenção em tematizar e publicar uma obra sobre as relações étnicas em Moçambique e a formação do Mociza?   Óscar Namuholopa: Moçambique é um país pluriétnico, cuja convivência pacífica é aparente.   Grupos étnicos há que reivindicam o seu afastamento do

A CRÍTICA RADICAL DE MARX AO ESTADO, PARTIDOS E SINDICATOS ENTREVISTA COM MATHEUS ALMEIDA E RUBENS VINICIUS DA SILVA

  A CRÍTICA RADICAL DE MARX AO ESTADO, PARTIDOS E SINDICATOS   ENTREVISTA COM MATHEUS ALMEIDA E RUBENS VINICIUS DA SILVA   EDIÇÕES REDELP     Matheus Almeida é pesquisador, antropólogo e militante autogestionário; É Graduado em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutorando em Antropologia pela USP. Escreveu vários artigos sobre antropologia, marxismo, questão do Estado e outros temas. Rubens Vinicius da Silva é pesquisador, sociólogo e Militante Autogestionário; é Graduado em Ciências Sociais pela FURB/SC; Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Escreveu vários artigos sobre Marxismo, partidos políticos e diversos outros temas.   Rubens Vinicius da Silva e Matheus Almeida são os organizadores da obra Marx: Estado, Partidos e