Pular para o conteúdo principal

A CRÍTICA DE MARX AO ESTADO, PARTIDOS E SINDICATOS

 MARX: ESTADO, PARTIDOS E SINDICATOS

Matheus Almeida e Rubens Vinicius da Silva (orgs.)


Marx é considerado por muitos como um autor “estatista”, que seria um defensor da estatização da
sociedade e dos meios de produção e também defendia a necessidade de um partido centralizado que deveria assumir o poder estatal. O que a coletânea organizada por Matheus Almeida e Rubens Vinicius da Silva faz é desmentir essa deformação do pensamento de Karl Marx. A obra apresenta detalhadamente a concepção de Karl Marx a respeito do Estado, dos partidos políticos e dos sindicatos. Retomando os escritos do fundador do marxismo, os autores apontam para a compreensão mais profunda e fundamentada do pensamento de Marx, que se revela um crítico da burocracia, do Estado, dos partidos e dos sindicatos. Essa é uma leitura fundamental para todos que se interessam pelo pensamento de Marx e queiram conhecer sua verdadeira concepção política.


A concepção de Marx a respeito do Estado, dos partidos políticos e dos sindicatos sempre foi ocultada, especialmente pelos pseudomarxistas. O pseudomarxismo apresenta a obra de Marx como uma apologia do Estado, do partido “revolucionário” e dos sindicatos. Para construir essa ficção, passam por cima de diversos textos de Marx, com o complemento de descontextualizar afirmações, retirar a obra do seu contexto social e histórico, adulterar o significado dos termos utilizados, bem como outros estratagemas discursivos que embasam a deformação do pensamento de Marx. Isso justifica e demonstra a importância da presente coletânea, que retoma a verdadeira concepção de Marx sobre o estado, os partidos e os sindicatos.

Título: Marx: Estado, Partidos e Sindicatos

Organizadores: Matheus Almeida e Rubens Vinicius da Silva

Editora: Edições Redelp

Edição: 01

Ano: 2021

Páginas: 168

Coleção/Série: Dialética e Sociedade, 09.

ISBN: 978-65-86705-30-0

ISBN EBOOK: 978-65-86705-31-7


Sobre os Autores:

 

Matheus Almeida é antropólogo e militante autogestionário, Atualmente, faz doutorado em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP).

Nildo Viana é sociólogo e filósofo; doutor em sociologia (UnB) e autor de diversos livros, entre os quais "Karl Marx: A Crítica Desapiedada do Existente" e "Escritos Metodológicos de Marx". 

Rubens Vinícius da Silva é sociólogo e militante autogestionário. Atualmente, faz doutorado em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. 


Onde Comprar

Booktrailer (em breve)

Entrevista (em breve).

Resenha (em breve).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FEMINISMO E IDEOLOGIA - ENTREVISTA COM JACIARA VEIGA

FEMINISMO E IDEOLOGIA ENTREVISTA COM JACIARA VEIGA EDIÇÕES REDELP     Jaciara Veiga é socióloga e pesquisadora do movimento feminino e feminismo. É graduada em Ciências Sociais e mestre em sociologia pela Universidade Federal de Goiás; Doutoranda em Sociologia pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Jaciara Veiga é autora do livro O Significado do Feminismo – Movimento Feminino e Ideologia (Goiânia: Edições Redelp, 2022). Ela nos concedeu uma entrevista sobre esta obra e questões correlatas visando trazer esclarecimentos a respeito da questão do movimento feminino e do feminismo, esclarecendo o significado do feminismo no desenvolvimento da luta das mulheres por sua libertação.   Edições Redelp: Qual foi o seu objetivo ao lançar essa obra na atualidade?   Jaciara Veiga: Eu já me interessava por questões relacionadas às mulheres e suas lutas, desde a graduação. Sempre que possível abordava a temática acerca das mulheres em minhas pesquisas. O curioso era perceber

ETNIA E MOVIMENTOS SOCIAIS EM MOÇAMBIQUE - ENTREVISTA COM ÓSCAR NAMUHOLOPA

  ETNIA E MOVIMENTOS SOCIAIS EM MOÇAMBIQUE ENTREVISTA COM ÓSCAR NAMUHOLOPA EDIÇÕES REDELP   Óscar Namuholopa é sociólogo e pesquisador dos movimentos sociais. É graduado em Ensino de História pela Universidade Pedagógica de Moçambique; Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Ele também é autor do livro As Relações Étnicas em Moçambique e a Formação do Mociza (Goiânia: Edições Redelp, 2022), obra que é tema da entrevista abaixo. Namuholopa explica vários aspectos relacionados com sua obra, enriquecendo as informações a seu respeito e contextualizando a questão do Mociza e das Relações Étnicas em Moçambique.   Edições Redelp: Qual foi a sua intenção em tematizar e publicar uma obra sobre as relações étnicas em Moçambique e a formação do Mociza?   Óscar Namuholopa: Moçambique é um país pluriétnico, cuja convivência pacífica é aparente.   Grupos étnicos há que reivindicam o seu afastamento do

A CRÍTICA RADICAL DE MARX AO ESTADO, PARTIDOS E SINDICATOS ENTREVISTA COM MATHEUS ALMEIDA E RUBENS VINICIUS DA SILVA

  A CRÍTICA RADICAL DE MARX AO ESTADO, PARTIDOS E SINDICATOS   ENTREVISTA COM MATHEUS ALMEIDA E RUBENS VINICIUS DA SILVA   EDIÇÕES REDELP     Matheus Almeida é pesquisador, antropólogo e militante autogestionário; É Graduado em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutorando em Antropologia pela USP. Escreveu vários artigos sobre antropologia, marxismo, questão do Estado e outros temas. Rubens Vinicius da Silva é pesquisador, sociólogo e Militante Autogestionário; é Graduado em Ciências Sociais pela FURB/SC; Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Escreveu vários artigos sobre Marxismo, partidos políticos e diversos outros temas.   Rubens Vinicius da Silva e Matheus Almeida são os organizadores da obra Marx: Estado, Partidos e